O que é a cólica?

Atualizado: Mar 4



Apesar de não apresentar riscos mais graves a saúde, a cólica preocupa os pais.


As cólicas em recém-nascidos estão relacionadas ao tipo de dieta da criança, perfil da microbiota e o sistema gastrointestinal ainda em formação. Os episódios de choro, movimentos bruscos de braços e pernas e gritos inconsoláveis acabam assustando os pais.


Mas, não se preocupe: algumas estratégias simples ajudam a amenizar as crises. Veja abaixo o que é possível fazer para diminuir o sofrimento do bebê e também as atitudes contraindicadas.


Medidas sugeridas para aliviar a cólica:


- Massagem: deve ser feita em sentido horário ao redor do umbigo, sempre com movimentos suaves e um pouco de pressão. A Shantala é um método que também funciona.


- Calor: se for utilizar bolsas térmicas, tenha cuidado. Elas ajudam, porém, há riscos de queimaduras. O mais indicado é o bom e velho calor humano. Deixe a barriguinha do bebê em contato direto com a sua pele.


- Banho quentinho: A água morna relaxa a musculatura do bebê e alivia as dores. Em alguns casos, bate aquele soninho. Mas preste atenção na temperatura da água sempre!


- Carinho: pegar no colo, fazer carinho, cantar. Escolha a sua forma preferida de demosntrar. O suporte emocional e a proximidade física são fundamentais para atenuar a crise. Arrotar: Após a mamada, tente manter a cabeça do bebê um pouco elevada. Auxilia bastante a eliminar gases e tranquiliza a criança.


- Amamentar: como sempre, essencial. Apenas tome cuidado com o excesso para não agravar a cólica.


Medidas não aconselháveis:


- Desmamar: tentar dar algum tipo de chá por exemplo pode dificultar a amamentação e causar frustração. O leite materno é o alimento mais bem tolerado pelo intestino do pequeno.


- Automedicação: remédios antigases e analgésicos devem ser indicados APENAS pelo pediatra e em último caso!


Medidas controversas:


- “Bicicletinha”: estimular o movimento das pernas é eficaz, mas a pressão pode lesar articulações. Tenha muita cautela.


- Probióticos: ainda não se tem comprovação científica sobre a real eficácia. Prefira sempre uma consulta ao pediatra caso nenhuma medida mais caseira tenha solucionado.


- Acupuntura: auxilia na redução da dor de recém-nascidos e bebês, mas faltam evidências sobre a ação específica na presença da cólica.


Portanto, os melhores “remédios” ainda são os que não se podem comprar em lugar nenhum: o amor dos pais e o calor humano! Sempre que persistirem os sintomas, procure ajuda médica!


Fonte: Revista Saúde

0 visualização

Razão Social: Amor de Leite

CNPJ: 36.456.147/0001-38

Endereço comercial: Rua Coronel Cota, 63 - Rio de Janeiro/ RJ   Brasil

Prazo de envio (padrão): até 5 dias úteis após a confirmação de pagamento.